Foco e Escopo

Foco e Escopo

A INDICIUM é uma revista especializada na área de ciências da informação, abrangendo a biblioteconomia, arquivologia, museologia e outras áreas de interesse, fundada em 2019 é editada pelo Centro Acadêmico Adelpha Figueiredo (CAAF) da Faculdade de Biblioteconomia da Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC Campinas), possui periodicidade contínua e publica artigos inéditos que possuam relevância para a área de atuação da revista.

Adota como critério de qualidade a avaliação por pares, de maneira confidencial para os autores e para os avaliadores, respeitando assim normas nacionais de avaliação científica e a política editorial.

 

Público-Alvo: Alunos de graduação, Bibliotecários, auxiliares e técnicos em biblioteconomia, professores e posteriormente pesquisadores nas áreas de biblioteconomia e Ciência da Informação. 

Tipos de artigos publicados

 

Artigo original: divulgação de resultados inéditos produzidos através de uma investigação utilizando a metodologia científica, apresenta a seguinte estrutura (Introdução, metodologia, resultados, discussão dos resultados e conclusão).

Comunicação: relato de experiência ou pesquisa acadêmica que possa contribuir para o desenvolvimento e crescimento da área.

  1. Resumo expandido: resumos expandidos de trabalhos apresentados em mostra de trabalhos e eventos organizados pelo CAAF ou pela Faculdade de Biblioteconomia
     

  2. Resumo de palestra: resumo de palestra ou evento considerado importante pela área e que a divulgação contribua para o crescimento científico para a área de interesse.
     

  3. Trabalho final de matéria específica: trabalho final desenvolvido por alunos de graduação que possam contribuir para o crescimento científico da área, apresentados ou não em mostra de trabalhos.

 

Ensaio: manuscrito produto de uma reflexão inédita que origine futuras pesquisas.

Revisão: síntese crítica de temática de interesse da área analisada, com análise bibliográfica e metodológica de modo que contenha uma crítica comparativa dos trabalhos da área.

 

Processo de Avaliação pelos pares

Todos os manuscritos deverão cumprir as diretrizes de envio e de conteúdo, caso seja encontrado a qualquer momento divergência destas diretrizes o manuscrito será encaminhado de volta para adequação de acordo com as normas. Os manuscritos deverão seguir a norma culta da língua portuguesa obedecendo sempre a coesão e coerência, caso contrário serão remetidos aos autores para correção e em casos mais graves serão considerados inaptos para a publicação.

Após esta pré-análise a averiguação ocorrerá nas três etapas de avaliação descritas abaixo:

Primeira etapa: todo o documento passará por programas de detecção de plágio, caso seja identificado plágio o manuscrito será considerado inapto para a publicação. 

Segunda etapa: O manuscrito será avaliado pelos editores da Revista INDICIUM, de modo que o mesmo deverá obedecer os critérios como originalidade e adequação a área da revista, os editores poderão recusar o manuscrito caso o mesmo não obedeça aos critérios estabelecidos segundo a política editorial.  

 

Terceira etapa: Com a aprovação nesta fase, o manuscrito será encaminhado para dois avaliadores para análise do conteúdo, caso os avaliadores não apresentem um consenso, o material será encaminhado para o terceiro avaliador. Devido a questões éticas, a avaliação será feita de modo que os avaliadores não terão conhecimento da autoria do manuscrito e nem os avaliados saberão quem são os avaliadores, assim para a lisura do processo os autores dos manuscritos não deverão buscar as possíveis identidades dos avaliadores.

Após as três etapas o manuscrito terá três possibilidades: aprovação, aprovação parcial e reprovação, em todos os casos o autor será comunicado por e-mail.

Caso o manuscrito seja aprovado o mesmo será publicado na revista INDICIUM, de modo que nos reservamos ao direito de escolher em qual ano, volume e número o artigo será publicado. Se o material for aprovado parcialmente o autor terá um prazo de 30 dias corridos para a correção dos apontamentos. Em último caso se o material for reprovado ele será considerado inapto para a publicação.

Se a qualquer momento for verificado conflito de interesse, os editores juntamente com o comitê editorial irão analisar cada caso e será emitido parecer sobre.   

Periodicidade

Periodicidade

 

A revista INDICIUM tem a modalidade de publicação contínua.

 

Política de acesso livre

A revista INDICIUM é de acesso livre, público e gratuito (Open Access), todos os conteúdos publicados pela revista são protegidos pela Licença Creative Commons (CC-BY).

Este periódico oferece de forma gratuita conteúdo com acesso aberto e imediato, auxiliando assim na democratização do conhecimento científico, por este motivo não cobramos nenhuma taxa de submissão de manuscritos nem taxas para a publicação de artigos.  

  • @revista.indicium

© 2019 por CAAF