Biblioteconomia: um campo político, social e histórico

Programação

Dia 22/11/2021

19h30 - Fontes Históricas: Biblioteconomia e Sociedade

Laiza do Carmo

Cursando Biblioteconomia e Ciências da Informação pela ECA-USP. Atua no desenvolvimento de organização de documentos, catalogação, higienização do acervo, atendimento ao usuário, elaboração de planilhas, arquivo, pesquisa e organização de salas de leitura

20h35 - Preparação para Concursos de Biblioteconomia

Ana Patrícia Guimarães

Mestre em Ciência da Informação do PPGCI do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT) em convênio com a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Bacharel em Biblioteconomia pela Universidade Federal de Minas Gerais (2009). Possui pós-graduação em Biblioteconomia (2012) e MBA em Logística (2013). Atuou como bibliotecária na Força Aérea Brasileira e atualmente, no Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). É professora de Biblioteconomia do Estratégia Concursos, onde produz cursos, materiais didáticos e conteúdo de mídias sociais com foco em concursos públicos da área de Biblioteconomia. 

Dia 23/11/2021

19h30 - Políticas públicas e Biblioteconomia

Cristian Brayner

Bibliotecário e advogado, chefe da Assessoria Internacional e Cerimonial da Secretaria de Relações Internacionais da Câmara dos Deputados. Advogado, doutor em Literatura e Práticas Sociais e Mestre em Ciência da Informação pela Universidade de Brasília. Graduado em Direito, Filosofia, Letras (Língua e Literatura Francesa), Biblioteconomia e Tradução (Francês). Fez pós-doutorado na Fundação Casa de Rui Barbosa. Lecionou Direito, Filosofia e Ciência Política no Centro Universitário Instituto de Educação Superior de Brasília (2012-2013) e Centro de Estudos Filosófico-Teológico Redemptoris Mater de Brasília (2009-2013). 

20h35 - Oficina Virtual: Técnicas de conservação e cuidados com os Livros

Eliane Kiyomi Ohy

Bacharel em Biblioteconomia pela Puc-Campinas, atuou como Bibliotecária em instituições como ESPM, rede SESI e na BCCL/UNNICAMP. Após concluir o curso de especialização em "Conservação e Restauração de Material Gráfico (livros e encadernação)" pelo Centro Técnico Templo da Arte, atua como responsável pelo Laboratório de Conservação da BORA/UNICAMP

Danielle Thiago Ferreira

Graduada em Biblioteconomia pela PUC de Campinas(1999) e Mestrado em Biblioteconomia e Ciência da Informação também pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (2002). É Doutora em Ciência da Informação pela Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo ECA/USP (2007). Atualmente é Coordenadora da Biblioteca de Obras Raras da Unicamp. Foi Professora da PUC de Campinas. Tem experiência na área de Ciência da Informação, atuando principalmente nos seguintes temas: Profissional da informação.

Realização 

Logo CAAF - Tatu Campellinho.png
01.png

Apoio

Logo Indicium (1).png

Dia 24/11/2021

19h30 - Biblioteconomia: Acessibilidades e Democratização aos acervos

Alex Leal

Bibliotecário (Autônomo) / Professor de Libras / Ator / VideoMaker - tem conhecimento em arquivo, e projetos culturais em bibliotecas. Uma vasta experiência com o público, antes de me formar em biblioteconomia, sempre atuei em contato direto com os clientes, sendo em supermercado, Fast-food, dentros outros. Após me formar, aumentei meu conhecimento e minha noção de atendimento com as pessoas, sempre trabalhando a parte humanística nos atendimentos. Assim, vendo a necessidade de aprender libras e até fazendo uma especialização em libras, para que meu conhecimento e minha ajuda cheguem realmente a todos que precisem.

20h35 - Contação de histórias: visões educacionais

Felícia de Oliveira Fleck

Felícia Fleck é bibliotecária e doutora em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Santa Catarina. Tem experiência nas áreas de literatura infantil; biblioteca pública e escolar; identidade e profissionalização do contador de histórias contemporâneo. Atua como contadora de histórias, apresentando espetáculos e ministrando oficinas para educadores. Participou do programa Ação Griô do MINC (2009/2010). Ganhou o prêmio de Circulação Literária, da FUNARTE (2010). Circulou com espetáculos de contação de histórias pelo projeto Baú de Histórias (2007/2010) e Arte da Palavra (2019), ambos do SESC.

Dia 25/11/2021

19h30 - Mulheres na Biblioteconomia e Ciência da Informação

Franciéle Garcês 

Doutoranda em Ciência da Informação no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal de Minas Gerais. Mestra em Ciência da Informação pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT) convênio com a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). É Bacharela em Biblioteconomia - Habilitação em Gestão da Informação (2013 - 2016) pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). É idealizadora e gerente da página Quilombo Intelectual. Coordena o Selo Editorial Nyota em conjunto com Nathália Romeiro. 

Nathália Romeiro

Doutoranda em Ciência da Informação pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da UFMG. Mestra em Ciência da Informação no Programa de PósGraduação em Ciência da Informação do IBICT/ECO-UFRJ. Licenciada em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Primeiro lugar no prêmio ANCIB de teses e dissertações (2020) e autora do livro #VAMOSFAZERUMESCÂNDALO: Folksonomia e Ativismo Digital (2021). 

20h35 - Empreendedorismo em Biblioteconomia

Maralyza Pinheiro 

Mestranda em Ciência da Informação pela UFSCar – SP (2021), especialista em Tecnologias da Informação pela Universidade Federal do Ceará - UFC (2014) e Bacharel em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Ceará - UFC (2005), atualmente empreendendo com a MPGED, startup de consultoria em GD e GED em Projetos e cursos e capacitações em: UX, AI, IA, Gestão de Projetos e Processos e Marketing Digital e Arquivista Líder de Projeto GED na Refinaria Lubnor na Petrobras, pela SPASSU Tecnologia. Experiência de mais de 13 anos na área de Gestão Documental e GED, atuando em mais de 50 projetos no Brasil, tanto em órgãos públicos quanto em empresas privadas de médio e grande porte. Professora EAD, na Class Cursos, com o curso de GED e professora da MBA de Unidades de informação na UFSCar - SP. Palestrante e Consultora especialista em ferramentas de GED/ECM e GDI. Coordenadora do Comitê técnico GDI da ABEINFO – Associação Brasileira de Empresas Usuárias e Fornecedoras de Tecnologias para Gerenciamento de Informação. Membro da Comissão de Estudo de Gestão de Documentos Arquivísticos ABNT/CE 14. Certificação no módulo RM – Record Management da Alfresco Enterprise - Reino Unido. Alfresco é uma das mais importantes ferramentas de GED no mundo.

Dia 26/11/2021

19h30 - O bibliotecário e os projetos sociocultural

Paola Nascimento

Bibliotecária - Assistente de Projetos. Especialista em Gestão de Projetos e Programas Sociais pela Universidade Cândido Mendes - UCAM e bacharel em Biblioteconomia com Habilitação em Gestão da Informação pela Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC. Há mais de 6 anos atua com projetos culturais viabilizados pela Lei de Incentivo à Cultura, realizando desde a elaboração a prestação de contas pela empresa INCENTIVE, onde exerce a função de assistente de projetos. Também faz parte da equipe de produção do curso Capacitar, onde chegou a fazer apresentações referente ao manuseio do sistema Salic - Sistema de Apoio as Leis de Incentivo à Cultura. Desde 2016 é palestrante sobre a Lei de Incentivo à Cultura com foco nas Unidades de Informação.

20h35 - Encerramento da Semana de Estudos e Projeto JUG

Juliana Gesuelli Meirelles

Doutora em História. Professora da Faculdade de História e Biblioteconomia da Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS), é Doutora em História Política pela Universidade de Campinas (UNICAMP), possui mestrado e graduação em história por esta mesma instituição. Dentre suas publicações, destacam-se os livros Política e Cultura no governo de D. João VI (2017), A família real no Brasil (2015) e Imprensa e Poder na corte joanina (2008). Possui bacharelado em Comunicação Social - jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Tem experiência na área de História, com ênfase em História da América Portuguesa, atuando principalmente nos seguintes temas: gazeta do Rio de Janeiro, concepção de imprensa, história social da cultura escrita no mundo ibérico, espaços de sociabilidade (teatros, bibliotecas, acadêmias), independência do Brasil, cultura e política na idade moderna com ênfase para o século XVIII e início do XIX.

download (3) (1).png