XL Semana de Estudos da Faculdade de Biblioteconomia

Entre o passado e o presente: Ressignificação da Biblioteconomia e da Ciência da Informação

Programação

Dia 26/10/2020 - Inovação que muda a vida: novas perspectivas da biblioteconomia e da ciência da informação

Profa. Dra. Asa Fujino

Possui Mestrado e Doutorado em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes da USP . Atualmente é coordenadora acadêmica do DINTER - Doutorado Interinstitucional em Ciência da Informação na Universidade de Rondônia (USP-UNIR), De 2001 - 2008 foi Coordenadora da Comissão de Graduação do Departamento de Biblioteconomia e Documentação da ECA-USP, de 2007 - 2008 foi vice-presidente da Comissão de Graduação da ECA-USP. De 2001 - 2008 foi coordenadora acadêmica de estágios da ECA-USP. De 2008 - 2014 foi coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação - PPGCI/ECA-USP. De 2012 - 2014 presidiu a Comissão de Pós-Graduação da ECA/USP e integrou o Conselho de Pós-Graduação da USP. Integrou a Coordenação Executiva do USP Legal /Pro Reitoria de Cultura e Extensão Universitária. Foi coordenadora do GT-4 Gestão da Informação e do Conhecimento (2003-2006) e do GT-6 Informação , Educação e Trabalho da ANCIB - Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Ciência da Informação (2015-2016).

Dia 27/10/2020 - Passado e presente da cultura escrita: um olhar através da leitura

Prof. Dr. Roger Chartier

Roger Chartier (Roger Chartier) nasceu em 1945 em Lyon, a terceira cidade da França, filho de uma família operária. Ele também é professor adjunto e historiador na Escola Normal Saint-Cloud, nos arredores de Paris, e na Universidade Sorbonne, na capital francesa. Em 1978, ele se tornou um professor sênior na Faculdade de Educação Superior de Ciências Sociais e, posteriormente, atuou como diretor de pesquisa da instituição. Em 2006, foi nomeado Professor de Escrita e Cultura Européia Moderna na Academia Francesa. Ele é membro do Centro de Estudos Europeus da Universidade de Harvard e recebeu o título de "Cavaleiro da Ordem das Artes e Letras" do governo francês. Ele também ensina na Universidade da Pensilvânia e viaja ao redor do mundo para falar. Já esteve várias vezes no Brasil, depois do antropólogo Claude Lévi Strauss, é um intelectual francês contemporâneo e maior influência nos estudantes de ciências humanas.

Dia 28/10/2020

 

Inovação que muda a vida: novas perspectivas da biblioteconomia e da ciência da informação

Profa. Dra. Regina Celi 

555

Inovação que muda a vida: o bibliotecário como influenciador digital

Dra. Gabriela Bazan Pedrão

youtube-logo-5-2-1536x1073.png

Doutora em Ciência da Informação (2019) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp). Fui bolsista da Fundação Biblioteca Nacional durante 2017 e desenvolvi minha tese sobre a importância do Catálogo de Panizzi para a Biblioteconomia. Sou mestre em Ciência da Informação, também pela Unesp (2013), onde desenvolvi uma pesquisa subsidiada pela Capes, sobre memória e arquivos pessoais, tendo como objeto de estudo a Coleção Zeferino Vaz na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Possuo graduação em Ciências da Informação e Documentação (2010) pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo (USP). Durante a graduação fui bolsista de iniciação científica com bolsa da Reitoria (RUSP), com um estudo focado na área de biblioteconomia e colecionismo bibliográfico. Na área profissional tive experiências com Biblioteca Universitária e Bibliotecas Escolares. Atualmente sou bibliotecária escolar na Rede de Escolas Sociais do Grupo Marista, que atua em comunidades periféricas e de alta vulnerabilidade. Em paralelo mantenho um canal no YouTube onde discuto literatura e Biblioteconomia e sou curadora e mediadora do Clube do Livro da Fundação do Livro e Leitura em Ribeirão Preto.

Dia 29/10/2020 - Curso básico de Power BI

Luis Henrique Martins

5555

Dia 30/10/2020

 

Inovação que muda a vida: empreendedorismo e novas práticas biblioteconômicas

Thalita Gama

Idealizadora do Santa Biblioteconomia, professora por vocação, bibliotecária por amor. Gosta de ler mais de um livro de cada vez e acredita que a educação liberta. É do time dos extrovertidos e adora um papo, furado ou cabeça. Servidora Pública Federal lotada na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, é bibliotecária de referência em uma biblioteca especializada em direito. Mestranda em Memória Social, procura usar o espaço que conquistou nas redes sociais para levantar discussões relevantes e compartilhar conhecimento. Não tem certeza de muita coisa, mas sabe onde procurar as respostas como uma boa bibliotecária.

Tradição que constrói valores: um olhar através dos HQs

Prof. Dr. Waldomiro Vergueiro

Graduado em Biblioteconomia e Documentação pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (1977), mestrado em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo - ECA/USP (1985), doutorado em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (1990) e pós-doutorado pela Loughborough University of Technology (Inglaterra) e Universidade Carlos III de Madrid (Espanha). Professor da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, atuando na graduação em Biblioteconomia, bem como no mestrado e doutorado em Ciência da Informação e Ciências da Comunicação, tendo orientado 11 mestrados e 12 doutorados, além de supervisionado diversas pesquisas de pós-doutorado. Atualmente é professor titular aposentado da ECA/USP. Fundador e coordenador do Observatório de Histórias em Quadrinhos, também na ECA/USP. Editor da revista 9ª Arte, do Observatório de Histórias em Quadrinhos. Atua como membro do corpo editorial de diversas revistas científicas no Brasil e no exterior. 

  • @revista.indicium

© 2020 por CAAF