XLI Semana de Estudos da Faculdade de Biblioteconomia

Entre o passado e o presente: Ressignificação da Biblioteconomia e da Ciência da Informação

Programação

Dia 23/11/2020

Gestão de Metadados e a atuação do bibliotecário de metadados

Tiago Rodrigo Marçal Murakami

Possui graduação em Biblioteconomia e Documentação pela Universidade de São Paulo (2006). Tem experiência na área de Ciência da Informação, atuando principalmente nos seguintes temas: Softwares de automação de Bibliotecas, Bibliotecas Públicas, Bibliotecas Digitais e Visualização da Informação.

Newsletters como fonte de informação

Dr. Moreno Barros

Possui graduação em Biblioteconomia e Documentação pela Universidade Federal Fluminense, Mestrado em Ciência da Informação pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT) e Doutorado em História das Ciências e das Técnicas e Epistemologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro

Dia 24/11/2020 - Passado e presente da cultura escrita: um olhar através da leitura

Prof. Dr. Roger Chartier

Pesquisador da Escola de Altos Estudos em Ciências Sociais e professor do College de France, em Paris. É considerado um dos mais importantes especialistas em história da leitura e do livro da atualidade.

Dia 25/11/2020

 

Inovação que muda a vida: a PUC Campinas e a formação dos seus egressos para um mercado em transformação: depoimento pessoal

Regina Céli de Sousa

Formada em biblioteconomia pela PUC-Campinas e em Direito pela Universidade Paulista.
Gerente de Conhecimento e de Informações de Machado Meyer Advogados e presidente do Conselho Regional de Biblioteconomia – 8ª Região

Inovação que muda a vida: o bibliotecário como influenciador digital

Dra. Gabriela Bazan Pedrão

youtube-logo-5-2-1536x1073.png

Possui graduação em Ciências da Informação e Documentação pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo (USP) e mestrado e doutorado em Ciência da Informação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp). Atualmente é bibliotecária escolar na Rede de Escolas Sociais do Grupo Marista, que atua em comunidades periféricas e de alta vulnerabilidade e em paralelo mantem um canal no YouTube onde discute sobre Literatura e Biblioteconomia e é curadora e mediadora do Clube do Livro da Fundação do Livro e Leitura em Ribeirão Preto.

Dia 26/11/2020

Curso básico de Power BI

Luis Henrique Martins

Possui graduação pelas Faculdades de Campinas (FACAMP). Tem experiência profissional na área de Business intelligence em grandes empresas multinacionais. Desenvolve relatórios de análise estratégica nos principais softwares mundialmente utilizados, como Excel, Power BI e Tableau.  Atualmente tem se especializado em temas relacionados a ciência de dados, como Big Data, Machine Learning, Redes neurais e outros temas correlatos. Possui certificado Google de Machine Learning for Business Professionals e já atuou como professor de Excel no Grupo Primavera em Campinas-SP.

A memória de São Paulo na fotografia: competências do Bibliotecário em um Museu de Cidade

Me. João de Pontes Junior

Possui graduação em Biblioteconomia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (2000). Mestre em Ciência da Informação pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas, atualmente exerce suas funções na Supervisão de Museologia e Acervos Municipais no Departamento dos Museus Municipais vinculado a Secretaria Municipal de Cultura da Prefeitura da Cidade de São Paulo, mais especificamente com acervo de fotografias (negativos, positivos e digital) na indexação, catalogação e organização de dados para inserção em Banco de dados próprio. Responsável pela arquitetura dos bancos de dados utilizados na mesma instituição. No âmbito da Secretaria de Cultura foi membro da Comissão de Informatização dos Acervos Culturais da Secretaria e membro da Comissão de Avaliação sobre solicitações de materiais integrantes dos acervos culturais

Dia 27/11/2020

 

Inovação que muda a vida: empreendedorismo e novas práticas biblioteconômicas

Thalita Gama

Idealizadora do Santa Biblioteconomia, professora por vocação, bibliotecária por amor. Gosta de ler mais de um livro de cada vez e acredita que a educação liberta. É do time dos extrovertidos e adora um papo, furado ou cabeça. Servidora Pública Federal lotada na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, é bibliotecária de referência em uma biblioteca especializada em direito. Mestranda em Memória Social, procura usar o espaço que conquistou nas redes sociais para levantar discussões relevantes e compartilhar conhecimento. Não tem certeza de muita coisa, mas sabe onde procurar as respostas como uma boa bibliotecária.

Tradição que constrói valores: um olhar através dos HQs

Prof. Dr. Waldomiro Vergueiro

Graduado em Biblioteconomia e Documentação pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (1977), mestrado em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo - ECA/USP (1985), doutorado em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (1990) e pós-doutorado pela Loughborough University of Technology (Inglaterra) e Universidade Carlos III de Madrid (Espanha). Professor da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, atuando na graduação em Biblioteconomia, bem como no mestrado e doutorado em Ciência da Informação e Ciências da Comunicação, tendo orientado 11 mestrados e 12 doutorados, além de ter supervisionado diversas pesquisas de pós-doutorado. Atualmente é professor titular aposentado da ECA/USP. Fundador e coordenador do Observatório de Histórias em Quadrinhos, também na ECA/USP. Editor da revista 9ª Arte, do Observatório de Histórias em Quadrinhos. Atua como membro do corpo editorial de diversas revistas científicas no Brasil e no exterior. 

Realização 

Apoio

WhatsApp Image 2020-11-09 at 21.15.52.jp
  • @revista.indicium

© 2020 por CAAF